logo.png
A Ponto a Ponto surgiu para auxiliar locadores e locatários num processo, que para muitos não é tão importante, porém, faz toda a diferença na hora da rescisão do contrato de locação:

 

A Contestação da vistoria realizada no imóvel.

 

Detalhar no início, é bom tanto para Locador, como para Locatário, pois facilita, e muito, o processo de entrega do imóvel.

 

Quem está alugando ou deixando seu imóvel para alugar pela primeira vez, por vezes não sabe os pontos que são importantes detalhar e acabam sendo pegos de surpresa, seja no decorrer do contrato ou no encerramento do mesmo.

 

Contestação de Vistoria

 

A contestação da vistoria, consiste em fazer uma análise detalhada do que está descrito no laudo em comparativo ao estado atual do mesmo.

Verifica-se o funcionamento de cada item, observando sempre três pontos:

- Característica;

- Funcionamento; e

- Aspecto físico

 

Por exemplo numa banheira:

- Verificamos a característica (modelo, quantidade de lugares, marca etc.)

- Verificamos o funcionamento (se entra e sai água normalmente, se aquece, se a hidro funciona)

- Verificamos o aspecto físico (existência de trincas, manchas, desgastes, etc.)

Do lado do Locador, é importante ter descrito na vistoria, a realidade daquilo que está sendo disponibilizado para o Locatário, ou seja, que as reais condições dos objetos e itens deixados no imóvel, sejam bem detalhados, para que, numa eventual substituição, o mesmo padrão seja mantido.

Do lado do Locatário, é importante uma descrição fiel para que, ao entregar o imóvel, ele não seja obrigado a reparar itens que já apresentavam algum tipo de vício, tais como, uma fechadura que enroscava para fechar e com o passar do tempo quebrou, uma torneira pingando que com o tempo espanou, um piso trincado, que com o tempo se soltou, etc.